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1º Artigo de 2024 - Como tirar o seu plano de exportação com fins de expansão global da gaveta e ser a bússola do seu negócio.


Prezados Amigos do Comércio Exterior e Entusiastas da Internacionalização de Produtos e Serviços Brasileiros e Mundiais.

Com muita alegria, escrevo nosso primeiro artigo de 2024, com muitas novidades, nos acompanhem em nossas redes sociais e peço que leiam e acompanhem todos os artigos, pois, eles têm uma sequência lógica de assuntos no intuito de apoiar nossos seguidores nos desafios da internacionalização e expansão global.


Primeiramente, gostaria de convidar a todos aqueles que ainda não assinaram, que assinem nossa Newsletter no Linkedin, "Dicas de Internacionalização" onde traremos tudo sobre como internacionalizar sua empresa, produtos e serviços, curiosidades, dicas, informações importantes para aqueles que ainda não acreditam que é possível internacionalizar sua empresa.


O assunto de hoje é muito interessante, e passa a ser prioridade a empresas, sejam elas startups, micro, pequenas empresas, médias ou grandes empresas, bem como empreendedores, almejando alcançar resultados a médio prazo, em seus planejamentos iniciais para sua empresa local, ser reconhecida a nível global.

Infelizmente ou felizmente, (está mais para felizmente) tanto na vida pessoal, como na profissional, ao fim do ano fazemos planos para o ano seguinte, (onde o correto é fazermos planos para os próximos anos e validarmos e avaliamos o que havíamos planejado, ocorrerá conforme as metas almejadas).

Contudo, não temos uma prática habitual de colocar em prática e execução, aquilo que foi planejado, ou almejado, com isso, vão algumas dicas para a execução do planejamento ser realizada e as metas serem alcançadas.


  1. Avaliação.


Fazer uma avaliação profunda do estágio que seu negócio se encontra no mercado interno é fundamental, para determinar se é a hora exata de pensar além das fronteiras.

Com isso, avaliar:


  • Planejamento estratégico, se realizou todos os estágios de avaliação de seu negócio e incorporou a exportação no mesmo e analisou todos os detalhes necessários para exportar, como:

  • Obtenção do Radar, legalização do seu negócio perante os órgãos locais

  • Capacidade Produtiva - Podendo ser de um produto, o que é o mais habitual, ou de um serviço prestado, se tem pessoal capacitado e habilitado para atender a demanda externa.

  • Legalizações técnicas, fitossanitárias e administrativas, dependendo do seu produto ou serviço a ser vendido.

  • Embalagens adaptadas, apresentações em idioma ao mercado alvo.

  • Pesquisa de mercado das regiões ou países alvos para seu produto ou serviço.

  • Formação de preço para exportação, considerando os processos de apoio do governo.

  • Busca de representantes, distribuidores ou agentes aos mercados alvos.

  • Análise de marketing para definição da estratégia e canais de venda adequados.

  • Política comercial de exportação para apresentar aos clientes.

  • Entre uma série de outras necessidades.


Um ponto muito importante dentro do planejamento e principalmente das ações que devem ser feitas é estabelecer os objetivos claros ao objetivo coorporativo da empresa para exportação visando:

•Aumento de Valor da Marca pela presença internacional.

•Acesso a mercados internacionais, redução de risco e custos, aumento de inovação tecnológica potencializada.

•Diferenciação de mercado perante a concorrência.

•Crescimento.

•Maior rentabilidade.

•Fidelização de Clientes.

Estar atendo as tendências de mercado relativos aos seus produtos e serviços, bem como a concorrência mundial, ou as que estão nos mercados alvos, são parte do trabalho através;


  • Pesquisas pela internet.

  • Órgãos governamentais, como Apex entre outros.

  • Participação como visitante em Feiras Internacionais aos mercados alvos.

  • Visitas a Câmaras de Comércio, com fins de pesquisa e entendimento dos mercados que irão começar a vender. 


Buscar uma consultoria especializada, ou trading, são caminhos que devem estar no planejamento em algum momento, onde possam acelerar o processo.


A Brazilian Look, em 2024, a partir de fevereiro, vai lançar uma série de vídeos em seu canal do Youtube, para um Workshop completo em setembro com o título:

"Desbravando Fronteiras: Estratégias para a Expansão Global de sua Empresa"

Fiquem atentos as nossas redes sociais, nos sigam no Instagram no @brazilianlook e em nossos canais do Youtube, entre outros 


Espero que tenham gostado de mais esse artigo, se possível, curtam, compartilhem, salvem para ler posteriormente e claro, estou totalmente a disposição em conversar com todos.

Nos sigam em nossas redes sociais, principalmente aqui no Linkedin e Instagram e se inscrevam em nosso mais novo canal do Youtube, onde compartilharemos dicas, curiosidades e entrevistas sobre o mundo de comércio exterior.

Grato.

Douglas de Lima

Chief Executive Officer and Founder da Brazilian Look Consultoria de Negócios Internacionais.

Formado pela Universidade Nove de Julho em Comércio Exterior, Pós-graduado em Internacionalização de Empresas e Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral, Certificação em Marketing Internacional pela ESPM e Export Supply Chain Management at Canadian National Railway, Certificação Ministrada nas cidades de Toronto e Montreal no Canadá.

Com 23 anos de experiência de Comércio Exterior e Membro de Comitês de Gestão de Negócios Internacionais como o Programa Think Plastic, programa que apoia as exportações da indústria de plástico brasileira patrocinado pela Apex, Palestrante do Sebrae, Fóruns e Congressos de Internacionalização de Empresas, esteve presente em mais de 70 países e realiza negócios em mais de 100.


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