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Foto do escritorDouglas de Lima

5 dicas sobre o ChatGPT e o Comércio Exterior!


Prezados Amigos do Comércio Exterior e Entusiastas da Internacionalização de Produtos e Serviços Brasileiros e Mundiais.

Com muita alegria, escrevo mais um artigo, e iniciamos o ano de 2023 com muitas novidades, nos acompanhem em nossas redes sociais e peço que leiam e acompanhem todos os artigos, pois, eles têm uma sequência lógica de assuntos no intuito de apoiar nossos seguidores nos desafios da internacionalização.

Primeiramente, gostaria de convidar a todos aqueles que ainda não assinaram, que assinem nossa Newsletter no Linkedin, "Dicas de Internacionalização" onde traremos tudo sobre como internacionalizar sua empresa, produtos e serviços, curiosidades, dicas, informações importantes para aqueles que ainda não acreditam que é possível internacionalizar sua empresa.


O tema de hoje, no meu ponto de vista é polêmico, mais ao mesmo tempo integrante, com as novas tecnologias e principalmente os novos desenvolvimentos que o mundo tecnológico, disponibiliza ao ser humano, onde a cada dia somos dependentes delas, ou não nos adaptamos com tais recursos que podem ser usados tanto para o crescimento intelectual do ser humano e apoio a novas estruturas e processos, como de uma forma errônea criando falsos expertos em areas que não são do seu domínio.

Assim, para atualizar os profissionais de Comércio Exterior seguem algumas dicas, que podem fazer vocês potencializarem o seu negócio, com novas ferramentas como essas, mas, lembrarmos que as Inteligências Artificiais ainda precisam muito do fator humano, para a sua interpretação, então seguimos:


  1. Conhecimento é fundamental.

Saber exatamente o que busca e entender do assunto é fundamental a utilizar ferramentas de inteligência artificial, se não tem conhecimento do assunto e não souber realizar pesquisas profundas em outras fontes fidedignas.

Somente irá lhe trazer conhecimentos rasos, informação incoerente e disseminar algo que você não tem domínio e se baseia em fontes que não te trazem toda a informação dos fatos, pode ser perigoso para seu negócio, trato com os clientes e principalmente, lhe deixarem dependentes de algo, sem a total certeza e conhecimento de que a informação compartilhada é de fonte correta, com isso utilizar como fonte de informação é correto, mas, não depender 100% do mesmo é necessário.


2. Seja assertivo.

Não se contente com primeiras respostas dessas ferramentas, lembrar que tudo sem exceção é criado pelo ser humano, assim treinar a ferramenta e moldá-la ao seu intento é estratégico, assim as informações ficam mais assertivas.


3. Comércio Exterior é um tema complexo e sério.

Nesses 22 (vinte e dois) anos trabalhando com Comércio Exterior, relacionamento com outras culturas, empresas e pessoas do mundo todo, aprendi que o olho no olho e o conhecimento adquirido em campo, participando de missões comerciais, feiras, eventos, visitas a clientes, pesquisa de campo e de mercado, não são substituíveis por nenhuma ferramenta, seu sentimento e experiência são o seu maior ativo e tais ferramentas, tem que serem usadas como um apoio e não como uma base, assim, continuem se lançando ao mundo por vocês mesmos, que esse é o maior aprendizado a ser usado e considerado, onde lhe trarão as melhores experiências e negócios a serem realizados. As interações humanas, ainda e sempre serão o maior recurso em pró do conhecimento.


4. Conteúdos polêmicos.

Esteja extremamente atendo sobre conteúdos polêmicos, podendo ter vies degenerativo ou prejudicial a pessoas, grupos, segmentos, setores ou negócios específicos, não trazer tendências que não tem um ponto de vista em comum, ou disseminar algo internamente, pode causar problemas e como dito, o comércio exterior lida com nações, culturas e pessoas com pensamentos e credos as vezes específicos ou multi culturais, então, seja prudente com o que você quiser inovar ao seu negócio internacionalmente.


5. Conheça o mundo.

Aproveite essa tecnologia para ficar sabedor de todas as curiosidades, informações, tendências, cultura e muito mais sobre os países que pretendam adentrar com seu produto e serviço ou até mesmo visitar, use a ferramenta em pró de si e de seus negócios com conhecimentos e informações agregadoras a você, que lhe trarão benefício e o saber necessário para uma vantagem competitiva quando implementar isso em seu planejamento estratégico.


Espero que tenham gostado de mais esse artigo, se possível, curtam, compartilhem, salvem para ler posteriormente e claro, estou totalmente a disposição em conversar com todos.

Nos sigam em nossas redes sociais, principalmente aqui no Linkedin e Instagram e se inscrevam em nosso mais novo canal do Youtube, onde compartilharemos dicas, curiosidades e entrevistas sobre o mundo de comércio exterior.

Grato.



Douglas de Lima

Chief Executive Officer and Founder da Brazilian Look Consultoria de Negócios Internacionais.

Formado pela Universidade Nove de Julho em Comércio Exterior, Pós Graduado em Internacionalização de Empresas e Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral,Certificação em Marketing Internacional pela ESPM e Export Supply Chain Management at Canadian National Railway, Certificação Ministrada nas cidades de Toronto e Montreal no Canadá, com 22 anos de experiência de Comércio Exterior e Membro de Comitês de Gestão de Negócios Internacionais como o Programa Think Plastic, programa que apoia as exportações da indústria de plástico brasileira patrocinado pela Apex, Palestrante do Sebrae, Fóruns e Congressos de Internacionalização de Empresas, esteve presente em mais de 70 países e realiza negócios em mais de 100.


Desde 2006 a Brazilian Look atua mundialmente com um time de consultores renomados, localizados nos pontos mais estratégicos do globo, realizando consultorias, gestão e internacionalização de empresas, planejamentos estratégicos, estruturação de negócios internacionais, investimentos e comércio exterior, nossas divisões de negócios dedicam-se a importação e exportação de uma série de produtos e serviços, com escritórios próprios no Brasil, Portugal e China conectamos todos os continentes em uma rede focada na internacionalização do ativo mais importante, nossos clientes.

Acesse todos os nossos contatos abaixo e teremos o prazer de fazer uma avaliação de prontidão do seu negócio a nível internacional:

www.brazilianlook.com.br

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