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Foto do escritorDouglas de Lima

Desafios de Exportar Produtos e Serviços para Portugal.


Prezados Amigos do Comércio Exterior e Entusiastas da Internacionalização de Produtos e Serviços Brasileiros e Mundiais.

Com muita alegria, escrevo mais um artigo, e iniciamos o ano de 2023 com muitas novidades, nos acompanhem em nossas redes sociais e peço que leiam e acompanhem todos os artigos, pois, eles têm uma sequência lógica de assuntos no intuito de apoiar nossos seguidores nos desafios da internacionalização.

Primeiramente, gostaria de convidar a todos aqueles que ainda não assinaram, que assinem nossa Newsletter no Linkedin, "Dicas de Internacionalização" onde traremos tudo sobre como internacionalizar sua empresa, produtos e serviços, curiosidades, dicas, informações importantes para aqueles que ainda não acreditam que é possível internacionalizar sua empresa.


O assunto de hoje é de muita procura e interesse por parte de empresários, empreendedores brasileiros, e todos aqueles que buscam exportar seus produtos ou serviços para Portugal e no caso, mencionamos a importação, como um grande desafio.

Existe uma pauta extensa de produtos e serviços, que podem ser escalonados e participarem do comércio português via Brasil e migrar, utilizando Portugal como hub de negócios para os países europeus.

O importante é o empresariado, entender o passo a passo e desafio que não só vender para Portugal, como qualquer país no mundo, requer das empresas brasileiras a nível de organização, planejamento e desempenho nos projetos e alguns setores estão em destaque nas pautas, mas, seguem algumas informações sobre o país, que são relevantes:

País: Portugal.

Continente: Europeu.

Produto Interno Bruto: US$ 254,5 Bi.

Comércio Bilateral com o Brasil: US$ 5,3 Bi.

No tocante a economia, houve um crescimento de 6% da economia portuguesa e o país tem do seu produto interno bruto 50% do valor alcançado em 2022 são de exportações, um fator muito relevante para o país, o que mostra o quão o mercado português, está focado em exportar seus produtos para o mundo.

No comércio bilateral, as pautas, são complementares entre exportação e importação, com uma parcela mínima de produtos, concorrendo entre si.

No tocante de investimentos houve um aumento no estoque de capital português no Brasil, cresceu 14,5%, e por parte do Brasil, Portugal é o principal destino de investimentos brasileiros, superando, grande parte de investimentos brasileiros em outros países do bloco europeu.

Temos um grande problema de concentração (para variar) sobre as exportações brasileiras, por que mais de 65% são concentradas em combustíveis do valor comercializado, o que pode e deverá gerar uma grande oportunidade de crescimento na pauta, desafios e oportunidades.

Infelizmente, as exportações brasileiras, representam somente 4,4% das importações de Portugal e a falta de acordos comerciais, ainda é uma grande barreira devido Portugal, participar do bloco europeu, o acordo da associação do Mercosul com a União Europeia, aumentaria as possibilidades desse percentual crescer exponencialmente.

O Brasil é o 7º maior fornecedor de produtos para Portugal, quando Portugal para o Brasil é o 45º, sendo que a participação brasileira nas importações portuguesas é de apenas 4,4% e quando de Portugal para o Brasil as importações são somente 0,4% (ou seja, quase nada), assim as pautas de crescimento e oportunidades tem ótimas chances de aumentarem exponencialmente.

Os principais fornecedores de produtos em Portugal, ainda são os países europeus como um todo, tomando quase 70% da pauta de importação portuguesa, seguidos por mais 68 países, que são 8,1% das importações, após isso a China, com 5,1%, Brasil, com 4,4% e Estados Unidos com 3,2%, entre outros.

Sendo que os maiores exportadores de produtos na Europa para Portugal, são Espanha, Alemanha e França, respectivamente.

Alguns setores são mais protegidos nas importações portuguesas e s brasileiros sofrem com o chamado "Direitos" que é o equivalente no Brasil ao imposto de importação, sendo:

7,6% - Calçados - 14,4% - Produtos alimentícios (em média) - 7,6% Têxteis e vestuários.

Os cosméticos em geral, por exemplo não tem taxa de direitos e somente se aplica o IVA de 23%, mas é necessário registro de marca e produto no país, para a entrada no bloco. Nossa empresa, por exemplo, tem essa pauta em nossos serviços.

Existem uma série de outras oportunidades de outros setores e segmentos que podemos relacionar abaixo, para aqueles que querem exportar para Portugal, sendo:


  • Produtos químicos e relacionados.

  • Artigos manufaturados.

  • Combustíveis minerais, lubrificantes, entre outros materiais.

  • Produtos alimentícios.

  • Serviços de Tecnologia;


Assim, vários setores, podem se beneficiar e adentrar ao mercado português, realizando suas análises e pesquisas com o melhor caminho de entrada, seja, como exportação direta ou indireta, abertura de escritório comercial, internacionalização própria ou adquirindo concorrente, enfim, a uma séria de caminhos a seguir.

O mais importante é respeitar a cultura do país, leis e entendimentos que cada passo a ser tomado, requer um planejamento estratégico, principalmente com ênfase em uma inteligência comercial adequada ao passo de as análises de riscos e do negócio, sejam consideradas e a sequência de cada etapa do planejamento seja cumpria, para o desempenho do trabalho, seja mensurado e atingido.

Espero que tenham gostado de mais esse artigo, se possível, curtam, compartilhem, salvem para ler posteriormente e claro, estou totalmente a disposição em conversar com todos.

Nos sigam em nossas redes sociais, principalmente aqui no Linkedin e Instagram e se inscrevam em nosso mais novo canal do Youtube, onde compartilharemos dicas, curiosidades e entrevistas sobre o mundo de comércio exterior.

Grato.


Douglas de Lima

Chief Executive Officer and Founder da Brazilian Look Consultoria de Negócios Internacionais.

Formado pela Universidade Nove de Julho em Comércio Exterior, Pós Graduado em Internacionalização de Empresas e Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral,Certificação em Marketing Internacional pela ESPM e Export Supply Chain Management at Canadian National Railway, Certificação Ministrada nas cidades de Toronto e Montreal no Canadá, com 22 anos de experiência de Comércio Exterior e Membro de Comitês de Gestão de Negócios Internacionais como o Programa Think Plastic, programa que apoia as exportações da indústria de plástico brasileira patrocinado pela Apex, Palestrante do Sebrae, Fóruns e Congressos de Internacionalização de Empresas, esteve presente em mais de 70 países e realiza negócios em mais de 100.

Desde 2006 a Brazilian Look atua mundialmente com um time de consultores renomados, localizados nos pontos mais estratégicos do globo, realizando consultorias, gestão e internacionalização de empresas, planejamentos estratégicos, estruturação de negócios internacionais, investimentos e comércio exterior, nossas divisões de negócios dedicam-se a importação e exportação de uma série de produtos e serviços, com escritórios próprios no Brasil, Portugal e China conectamos todos os continentes em uma rede focada na internacionalização do ativo mais importante, nossos clientes.

Acesse todos os nossos contatos abaixo e teremos o prazer de fazer uma avaliação de prontidão do seu negócio a nível internacional:

www.brazilianlook.com.br

@brazilianlook_


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