top of page

Gestão de Negócios Internacionais - Quais os maiores desafios.



Prezados Amigos do Comércio Exterior e Entusiastas da Internacionalização de Produtos e Serviços Brasileiros e Mundiais.

Com muita alegria, escrevo mais um artigo em 2024, com muitas novidades, nos acompanhem em nossas redes sociais e peço que leiam e acompanhem todos os artigos, pois, eles têm uma sequência lógica de assuntos no intuito de apoiar nossos seguidores nos desafios da internacionalização e expansão global.


  • Primeiramente, gostaria de convidar a todos aqueles que ainda não assinaram, que assinem nossa Newsletter no Linkedin, "Dicas de Internacionalização" onde traremos tudo sobre como internacionalizar sua empresa, produtos e serviços, curiosidades, dicas, informações importantes para aqueles que ainda não acreditam que é possível internacionalizar sua empresa.

Atualmente, pensar em expansão internacional, internacionalização, globalização de suas linhas de produtos e serviços ou simplesmente começar a exportar.

Já não é mais uma opção e sim uma obrigação uma empresa, seja ela, de qualquer parte do mundo e de qualquer tamanho, implementar isso em seus planejamentos estratégicos macros a curto, médio e longo prazo.

Existe uma série de desafios e passos a serem tomados, levando em consideração alguns aspectos importantes como:


  • Fazer uma avaliação crítica, metódica e ampla de seus produtos e serviços que você oferece no seu mercado nacional e avaliar impreterivelmente, quais mercados se adaptam melhor e tem maior tração com o momento de seu negócio e empresa.

  • Buscar a criação de oceanos azuis, enfatizando uma construção de marca solida da sua empresa, enfatizando todos os valores agregadores e a experiência, de como, onde e quando sua empresa trará ao seu cliente final.

  • Definir as características principais do seu negócio, explorando os seus pontos fortes, por mais que se tenha uma série de produtos e serviços em vossos catálogos, muitas das vezes em determinado país ou região um único produto pode ser seu carro chefe e ter uma parte importante do marketshare regional, capacitando você a ter condições de aprofundar mais ainda sua participação e entrar com novos produtos e serviços com maior força e tempo para pesquisa e desenvolvimento de mercado.

  • Entender todas as barreiras e limitações que sua empresa tem para adentrar no determinado mercado alvo e fazer a gestão de seus recursos corretamente para não inviabilizar o projeto logo de cara e despender recursos demasiados, sem ter entendido e antecipadamente bem sua concorrência e até quando e como você pode ir.

  • Estar preparado em investimento em pessoas capacitadas para gerir seu negócio a nível internacional, extremamente importante, os profissionais terem domínio de idioma inglês (no mínimo) práticas de comércio internacional e todos os departamentos da empresa, estarem coligados com as estratégias e acercamento a esse ou esses profissionais para suportarem a operação e darem as devidas respostas rápidas e eficazes, atendendo as diretrizes e políticas comerciais, administrativas , operacionais e internacionais estipulada no plano macro de negócios da companhia.

  • Buscar uma consultoria especializada, ou trading, são caminhos que devem estar no planejamento em algum momento, onde possam acelerar o processo, obter conhecimento e troca de ideias.

  • Identificar novas competências e gerir a gestão com paciência a abertura de negócios em outros países, não é diferente do Brasil, requer muita dedicação, estratégicas, avaliação exata do melhor canal de venda e investimento.

  • Fazer uma avaliação trimestral de sua estratégia operacional versus sua estratégia de posicionamento para coincidirem os principais pontos, execução e principalmente alinhamento com o planejamento a longo prazo. 


Esses são alguns dos principais pontos a se aterem de uma série de outros que vamos pontuar nos próximos artigos.

A Brazilian Look, em 2024, a partir de fevereiro, vai lançar uma série de vídeos em seu canal do Youtube, para um Workshop completo em setembro com o título:

"Desbravando Fronteiras: Estratégias para a Expansão Global de sua Empresa"

Espero que tenham gostado de mais esse artigo, se possível, curtam, compartilhem, salvem para ler posteriormente e claro, estou totalmente a disposição em conversar com todos.


Nos sigam em nossas redes sociais, principalmente aqui no Linkedin e Instagram no @brazilianlook_ e se inscrevam em nosso mais novo canal do Youtube, onde compartilharemos dicas, curiosidades e entrevistas sobre o mundo de comércio exterior.

Grato.


Douglas de Lima

Chief Executive Officer and Founder da Brazilian Look Consultoria de Negócios Internacionais.

Formado pela Universidade Nove de Julho em Comércio Exterior, Pós-graduado em Internacionalização de Empresas e Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral, Certificação em Marketing Internacional pela ESPM e Export Supply Chain Management at Canadian National Railway, Certificação Ministrada nas cidades de Toronto e Montreal no Canadá.

Com 23 anos de experiência de Comércio Exterior e Membro de Comitês de Gestão de Negócios Internacionais como o Programa Think Plastic, programa que apoia as exportações da indústria de plástico brasileira patrocinado pela Apex, Palestrante do Sebrae, Fóruns e Congressos de Internacionalização de Empresas, esteve presente em mais de 70 países e realiza negócios em mais de 100.

Desde 2006 atuamos mundialmente nos pontos mais estratégicos do globo, encorajamos e capacitamos nossos clientes a descobrirem e conhecerem profundamente a sua organização e capacidade de ir mais longe para ajudá-los a alcançar escala global e internacionalizar seus negócios.

Nossas divisões de negócios dedicam-se a importação e exportação de uma série de produtos e serviços, principalmente dos segmentos de tecnologia, saúde, bem-estar, perfumaria, higiene, limpeza, beleza, embalagens, alimentos, bebidas, produtos orgânicos, veganos, entre outros.

Com escritórios próprios no Brasil, Portugal, Itália e China e uma rede de escritórios parceiros estratégicos, conectamos todos os continentes em uma rede focada na internacionalização do ativo mais importante, nossos clientes.


23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page