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Foto do escritorDouglas de Lima

Nômades Profissionais no Comércio Exterior - Globalização.


Prezados Amigos do Comércio Exterior e Entusiastas da Internacionalização de

Produtos e Serviços Brasileiros.

Com muita alegria, escrevo mais um artigo, peço que leiam e acompanhem todos os artigos, pois, eles têm uma sequência lógica de assuntos no intuito de apoiar nossos seguidores nos desafios da internacionalização.

Primeiramente, gostaria de convidar a todos aqueles que ainda não assinaram, que assinem nossa Newsletter no Linkedin, "Dicas de Internacionalização" onde traremos tudo sobre como internacionalizar sua empresa, produtos e serviços, curiosidades, dicas, informações importantes para aqueles que ainda não acreditam que é possível internacionalizar sua empresa.

Hoje, entraremos em um tema muito debatido atualmente, mas, para profissionais de comércio exterior, não se trata de uma novidade e já é um hábito pelo menos para minha pessoa a praticamente 21 (vinte e hum ) anos.

Comecei a minha vida de comércio exterior, creio eu, bem jovem aos 25 anos, após sair da Força Aérea Brasileira em um período de 6 (seis) anos.

Tão logo, entrei na primeira trading company em 2001, como auxiliar de exportação, em 2002, realizei a minha primeira viagem internacional para a Rússia, em uma

Missão Comercial em conjunto com a FIESP.

Após essa primeira viagem ao longo desses 21 anos de Comércio Exterior, já foram mais de 70 países visitados e negócios realizados em mais de 100 países, nos mais variados produtos, serviços e segmentos, se eu for escrever todas as exportações, importações, homologações de empresas e prospecções que realizei nesse período, escrevo outro artigo, somente sobre isso.

Nesse mundo incrível que trabalho, não há rotina e o aprendizado é constante, pois, nos tornamos especialistas e expertos em tudo o que atuamos e por todas as empresas que passamos, clientes e parceiros que conhecemos é uma profissão impressionante.

Enfim, atualmente se fala e muitas pessoas debatem sobre a possibilidade de empresas, adaptarem o home office em definitivo aos seus funcionários, bem como, a quebra das fronteiras em definitivo e os funcionários, poderem trabalhar em uma empresa no Brasil e morar em Portugal ou na Australia , ou melhor em qualquer parte do mundo, cada ano, dia, ou mês em um lugar, desempenhando sua função com total equilíbrio e principalmente entregando os resultados que a empresa espera, sem estar presencialmente na sede da companhia.

Devido a Pandemia, o mundo foi obrigado a se adaptar a uma nova rotina que nos profissionais de comércio exterior, estamos acostumados a anos.

Quando fundei a Brazilian Look, nunca tive um escritório físico e sempre trabalhei com coworkings ao redor do mundo, pois, cada mês estava em um lugar e isso foi se tornando um hábito, mesmo com as dificuldades de conexão, a 16 anos atrás, fazíamos o processo acontecer e crescemos em muito nosso network, e temos orgulho em dizer que temos consultores, amigos e principalmente profissionais de comércio exterior, em praticamente todos os países do mundo, onde nos apoiam no atendimento a nossos clientes no processo de internacionalização.

Com isso, você profissional de comércio exterior, saiba que você já é um nômade profissional há muito tempo e esse novo mundo, após a pandemia, de nada de novo existe, porque já fazíamos reuniões e conexões virtuais, sejam elas com as ferramentas que tínhamos na época, nosso escritório era o mundo e nossos clientes sempre foram globais.

Meus parabéns a todos vocês que desbravaram e desbravam o mundo e bem-vindo aos profissionais de todos as segmentações, a nosso mundo.

O mundo precisa disso, dessa interconexão, mas, principalmente desse networking, descobrindo profissionais ao redor do mundo que podem apoiar sua empresa e realizar o sonho de internacionalização de sua companhia se tornar realidade mesmo remotamente.

Em breve teremos uma ferramenta disruptiva e inovadora para potencializar ainda mais as palavras desse artigo e engrandecer e apoiar os especialistas no mundo que precisam de trabalho, conexão, aprendizado e principalmente novos ambientes virtuais pensados em vocês, cidadãos do mundo e nômades profissionais, fiquem atentos.

Espero que tenham gostado de mais esse artigo, se possível, curtam, compartilhem, salvem para ler posteriormente e claro, estou totalmente a disposição em conversar com todos.

Nos sigam em nossas redes sociais, principalmente aqui no Linkedin e Instagram e se inscrevam em nosso mais novo canal do Youtube, onde compartilharemos dicas, curiosidades e entrevistas sobre o mundo de comércio exterior.

Grato.

Douglas de Lima

Chief Executive Office and Founder Brazilian Look Consultoria de Negócios Internacionais.

Formado pela Universidade Nove de Julho em Comércio Exterior, Pós Graduado em Internacionalização de Empresas e Gestão de Negócios internacionais pela Fundação Dom Cabral, Marketing Internacional pela ESPM e Export Supply Chain Management at Canadian National Railway,Certificação Ministrada nas cidades de Toronto e Montreal no Canadá, com mais de 20 anos de experiência de Comércio Exterior e Membro de Comitês de Gestão de Negócios internacionais como o Programa Think Plastic, programa que apoia as exportações da indústria de plástico brasileira patrocinado pela Apex, Palestrante do Sebrae, Fóruns e Congressos de Internacionalização de Empresas.

Desde 2006 a Brazilian Look atua mundialmente com um time de consultores renomados, localizados nos pontos mais estratégicos do globo, realizando consultorias, gestão e internacionalização de empresas, planejamentos estratégicos, estruturação de negócios internacionais e comércio exterior nossas divisões de negócios dedicam-se a importação e exportação de uma série de produtos e serviços, com escritórios próprios no Brasil, Portugal e China conectamos todos os continentes em uma rede focada na internacionalização do ativo mais importante, nossos clientes.

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