top of page
Foto do escritorDouglas de Lima

SUSTENTABILIDADE

A Arte de Exportar o Primeiro Passo para a Internacionalização-Parte IX-Estratégias de Exportação-Ações Sustentáveis no Comércio Exterior e o ESG.

Prezados Amigos do Comércio Exterior e Entusiastas da Internacionalização de Produtos e Serviços Brasileiros.

Com muita alegria, escrevo mais um artigo, peço que leiam e acompanhem todos os artigos, pois, eles têm uma sequência lógica de assuntos no intuito de apoiar nossos seguidores nos desafios da internacionalização.

Primeiramente, gostaria de convidar a todos aqueles que ainda não assinaram que assinem nossa Newsletter no Linkedin, "Dicas de Internacionalização" onde traremos tudo sobre como internacionalizar sua empresa, produtos e serviços, curiosidades, dicas, informações importantes para aqueles que ainda não acreditam que é possível internacionalizar sua empresa.

No dia de hoje, vamos nos debruçar sobre um tema extremamente importante atualmente e fundamental para a continuidade dos negócios e como a marca da empresa é vista mundialmente por suas ações:

Sustentabilidade no Mercado Internacional e ESG para empresas exportadoras.

Ações sustentáveis são de suma importância para uma sociedade feliz, equilibrada e voltada a disseminação de um planeta mais saudável, reforçando a economia de uso de recursos naturais.

A internacionalização de empresas e um comércio exterior forte gera uma série de oportunidades, fortalecimento de marca, diversificação de mercado e principalmente moeda forte para o país.

O comércio exterior é diretamente associado a Globalização e a Sustentabilidade, temas relevantes para que empresas viabilizem suas operações de forma eficiente e integrada, o relacionamento entre práticas sustentáveis entre o meio ambiente e o comércio exterior ganhou importância a partir da Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Dessa maneira, evidenciou-se uma necessidade de conciliar os interesses entre o avanço do comércio e medidas para a proteção do meio ambiente, seja por meio de leis ou de acordos internacionais ambientais.

Alguns pontos positivos para aqueles que buscam ações sustentáveis para sua marca:

· Propaganda favorável.

· Regionalização e Novos Mercados.

· Incentivos Fiscais e Sociais.

Entre outras como melhor visibilidade de sua marca, produto e serviço há um mercado preocupado com práticas sustentáveis.

· Selos e Certificados.

Os selos de sustentabilidade, ou selos verdes, são certificações que comprovam que uma empresa tem metodologias e processos de desenvolvimento de produtos, além de infraestruturas, sustentáveis. Esses certificados são importantes para as marcas ao passo que, em decorrência da maior consciência ecológica dos consumidores, os atributos ambientais tornaram-se um dos diferenciadores na escolha de produtos. Alguns exemplos dos principais selos são:

· Sistema B

· Rainforest Alliance

· FSC

Impactos da Internacionalização nos ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. É composta por 17 objetivos a serem atingidos até 2030. Entre esses objetivos, alguns encaixam no escopo das operações internacionais, como, por exemplo os objetivos 8, 9 e 12.


O que é ESG?

ESG (Environmentl, Social, Governance) é uma metodologia avaliadora de empresas e investimentos, levando em consideração o impacto socioambiental resultante de sua atuação. Esta caracterização foi mencionada publicamente em 2004 pela ONU. Teve como meta incentivar líderes das principais instituições financeiras para desenvolver diretrizes e sugestões sobre como integrar aspectos ambiental, empresarial e social à análise e gestão de ativos financeiros.

Como alcançar as oportunidades?

Existem muitas oportunidades, pois, esse é um segmento em plena expansão, o Brasil, ainda não compõe nem 2% de oportunidades mundiais para todos os setores, considerando exportações, importações, bem como serviços a nível mundial.

O acesso a mercados como esse, se faz importante estar preparado com práticas corporativas sustentáveis, tecnologia e inovação, certificações fitossanitárias, entre outras ações que validem seu planejamento.

O que tenho que fazer para iniciar?

Estudar as regras e legislações para exportar e importar é outro item fundamental para que sua empresa esteja em conformidade e para que a busca por certificações exigidas para o seu mercado de atuação seja eficaz.

Saiba sobre todos os detalhes e exigências, certifique-se de ter percorrido todos os pontos mais importantes.

Como, realmente minha empresa pode ser sustentável?

Diminuir a dependência sobre recursos naturais e usar a tecnologia disponível com as soluções mundiais, bem como, práticas sustentáveis são as primeiras ações que vocês podem ter em suas empresas.

Socialmente falando, o mundo está extremamente preocupado com as práticas e direitos humanos, responsabilidade social, bem como, igualdade e equidade, assim, percorrer sua corporação e entender os mecanismos que podem melhorar esse proceso, já é um excelente caminho.

E o que esperar em resultados?

A eficiência no ESG trás maior valor a empresa, seus stakeholders, colaboradores, clientes finais e regionais, bem como, para a sociedade como um todo, porque dissemina ações voltadas ao mundo melhor e mais igualitário econômico e social.

Alguns exemplos.


  • A gigante Apple, no mês de julho de 2020, se comprometeu em reduzir as emissões de carbono em 75% em 10 anos.

  • A Ford projeta investir cerca de 11 bilhões de dólares até 2022 em carros elétricos.

  • A L´Oreal trabalha para criação de novas embalagens com um perfil ambiental aprimorado e projeta o término de testes em animais por métodos alternativos, como a engenharia de tecidos.


É fácil de perceber que o avanço do mercado internacional irá priorizar a produção sustentável de insumos e o uso consciente dos recursos naturais, por isso, além de ações de preservação dos biomas ambientais, precisamos adequar as nossas empresas a um modo sustentável de produção., como O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) determina como as organizações devem realizar a gestão de meio ambiente e os indicadores que precisam ser melhorados.

Espero que tenham gostado desse artigo, teremos mais, e peço que comentem, curtam e compartilhem.

Nos sigam em nossas redes sociais, principalmente aqui no Linkedin e Instagram e se inscrevam em nosso mais novo canal do Youtube, onde compartilharemos dicas, curiosidades e entrevistas sobre o mundo de comércio exterior.

Grato.

Douglas de Lima

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page