top of page
Foto do escritorDouglas de Lima

Os 5 (cinco) Fatores Fundamentais para Internacionalizar a sua empresa em 2023.


Prezados Amigos do Comércio Exterior e Entusiastas da Internacionalização de Produtos e Serviços Brasileiros e Mundiais.

Com muita alegria, escrevo mais um artigo, e iniciamos o ano de 2023 com muitas novidades, nos acompanhem em nossas redes sociais e peço que leiam e acompanhem todos os artigos, pois, eles têm uma sequência lógica de assuntos no intuito de apoiar nossos seguidores nos desafios da internacionalização.

Primeiramente, gostaria de convidar a todos aqueles que ainda não assinaram, que assinem nossa Newsletter no Linkedin, "Dicas de Internacionalização" onde traremos tudo sobre como internacionalizar sua empresa, produtos e serviços, curiosidades, dicas, informações importantes para aqueles que ainda não acreditam que é possível internacionalizar sua empresa.

O assunto de hoje é mais orientativo do que um manual de como internacionalizar uma empresa, sendo ela de qualquer tamanho, setor ou seguimento em específico.

Isso, está muito mais centrado nas características do negócio e principalmente a administração de seus sócios e/ou diretores que almejam direcionar o seu negócio para um âmbito internacional.

Com isso seguem alguns pontos a considerar inicialmente sendo:


  1. Autoavaliação.


Avaliar seu negócio e o estágio aonde ele se encontra, não é só importante para o comércio exterior, mas, também para sua saúde do negócio local.

Assim, verifique com uma tabela SWOT básica em que fase do seu planejamento sua empresa está e se cumpriu com as metas básicas da estruturação dele no mercado local.

E quais seriam os próximos passos para o seu negócio se tornar internacional e quais são todos seus pontos que você precisa alcançar para se estabelecer na melhor região onde seu produto tem maior competitividade e entrada.

Entender bem esse ponto é fundamental para não alçar voos infrutíferos e ser humilde o bastante na avaliação do seu negócio e entender o mesmo profundamente para saber o passo onde se encontra e não se deslumbrar com propostos mirabolantes, antes de ter a certeza de que está pronto para vender em outros países com todas as exigências que os mercados locais e sua concorrência local demandam para o sucesso do seu negócio.

2. Inteligência de Mercado.

Após avaliar o estágio onde sua empresa encontra-se e definir a entrada ao comércio internacional.

Uma profunda pesquisa de mercado, utilizado ferramentas de inteligência e/ou uma consultoria internacional é fundamental para definir o onde, como e porque, tal país e região foram escolhidos para iniciar o seu batismo no mercado internacional.

Considero esse um dos mais importantes investimentos para o sucesso, sem o aprofundamento nesse quesito, somente trará inserções pontuais no mercado e uma sensação superficial de êxito, isso se houver,

Sempre prezamos por essa via e apoiamos nossos clientes nesse passo e mostramos as ferramentas básicas para iniciar o projeto.

3. Inovar com Objetivos de longo prazo.

Se o seu intuito é se diferenciar no mercado internacional, pensar e agir fora da caixa é fundamental para seu negócio, seja ele qual for.

Com isso, ficar atento as tendências do seu setor e seguimento a nível mundial e principalmente nos países e regiões que escolheu iniciar o seu próximo de internacionalização, vão lhe trazer a vanguarda de lançar-se primeiro em relação aos concorrentes locais e internacionais.

Assim, participar e visitar feiras do seu setor, estar a frente de seus concorrentes, se associar a institutos, universidades e órgãos que lhe darão maior conhecimento frente a todos trará uma vantagem competitiva única podendo lhe dar a notoriedade e a liderança de mercado esperado.

Entretanto, toda a ação gera uma reação, assim isso será uma constante no seu negócio, onde você terá o planejamento estratégico como meta central no seu negócio e saber que a inovação será uma constante vertente para o sucesso e liderança de mercado.

4. Articular apoio para suas decisões estratégicas.

Não se chega a lugar nenhum sozinho.

E no Comércio Internacional não é diferente essa máxima, assim se aliar a parceiros estratégicos que elevam o nível e o patamar do seu conhecimento e negócio se torna imprescindível e disruptivo no tocante das metas estipuladas e objetivos almejados.

Ter os melhores agentes locais e internacionais se faz necessário, incrementar seu hall de pessoas no seu entorno, inclusive concorrentes também e ter a certeza de que os seus "conselheiros" são de alto nível e estão alinhados com os objetivos micro e macros da companhia.

E por fim, até porque isso é só um direcionador inicial e existem muitos outros fatores a serem explorados.

5. Eficiência operacional para uma convergência competitiva.

Devemos separar bem os temas, sendo a eficiência operacional diferente da estratégia de uma empresa, a primeira está mais ligada a uma ação interna constante do que uma estratégia de mercado.

As companhias principalmente a nível internacional devem ser flexíveis e responder rapidamente a competitividade e mudanças de mercado para garantir a perenidade da empresa e a liderança de mercado através do modelo de negócio definido internacionalmente.

Tomar decisões rápidas em contextos críticos (sejam elas quais forem as decisões) tornam a eficiência operacional do seu negócio mais ágil e convertem em uma maior competitividade em relação a concorrência local e internacional.

Assim pensar sempre em melhorias contínuas trazem um melhor resultado prático, efetivo e financeiro o tornando o mais competitivo possível posicionando você melhor

Espero que tenham gostado de mais esse artigo, se possível, curtam, compartilhem, salvem para ler posteriormente e claro, estou totalmente a disposição em conversar com todos.

Nos sigam em nossas redes sociais, principalmente aqui no Linkedin e Instagram e se inscrevam em nosso mais novo canal do Youtube, onde compartilharemos dicas, curiosidades e entrevistas sobre o mundo de comércio exterior.

Grato.

Douglas de Lima

Chief Executive Officer and Founder da Brazilian Look Consultoria de Negócios Internacionais.

Formado pela Universidade Nove de Julho em Comércio Exterior, Pós Graduado em Internacionalização de Empresas e Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral, Marketing Internacional pela ESPM e Export Supply Chain Management at Canadian National Railway, Certificação Ministrada nas cidades de Toronto e Montreal no Canadá, com 22 anos de experiência de Comércio Exterior e Membro de Comitês de Gestão de Negócios internacionais como o Programa Think Plastic, programa que apoia as exportações da indústria de plástico brasileira patrocinado pela Apex, Palestrante do Sebrae, Fóruns e Congressos de Internacionalização de Empresas, esteve presente em mais de 70 países e realiza negócios em mais de 100.

Desde 2006 a Brazilian Look atua mundialmente com um time de consultores renomados, localizados nos pontos mais estratégicos do globo, realizando consultorias, gestão e internacionalização de empresas, planejamentos estratégicos, estruturação de negócios internacionais, investimentos e comércio exterior, nossas divisões de negócios dedicam-se a importação e exportação de uma série de produtos e serviços, com escritórios próprios no Brasil, Portugal e China conectamos todos os continentes em uma rede focada na internacionalização do ativo mais importante, nossos clientes.

Acesse todos os nossos contatos abaixo e teremos o prazer de fazer uma avaliação de prontidão do seu negócio: http://linktr.ee/brazilianlook

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page