top of page

Seja uma Born Global!




Prezados Amigos do Comércio Exterior e Entusiastas da Internacionalização de Produtos e Serviços Brasileiros e Mundiais.

Com muita alegria, escrevo mais um artigo, em 2023 com muitas novidades, nos acompanhem em nossas redes sociais e peço que leiam e acompanhem todos os artigos, pois, eles têm uma sequência lógica de assuntos no intuito de apoiar nossos seguidores nos desafios da internacionalização.


Primeiramente, gostaria de convidar a todos aqueles que ainda não assinaram, que assinem nossa Newsletter no Linkedin, "Dicas de Internacionalização" onde traremos tudo sobre como internacionalizar sua empresa, produtos e serviços, curiosidades, dicas, informações importantes para aqueles que ainda não acreditam que é possível internacionalizar sua empresa.


O assunto de hoje é muito interessante, e passa a ser prioridade a empresas, sejam elas startups , micro, ou pequenas empresas, bem como empreendedores, almejando alcançar resultados a curto prazo , em seus planejamentos iniciais para sua empresa local, ser reconhecida a nível global.

O desenvolvimento de novas empresas, e nascimento das mesmas, com objetivos de crescimento a nível internacional nos primórdios de seus "business plans " , tem sido alvo de estudos a muitos anos (esse assunto não é novo e já estudo a anos) e agora após a pandemia , alvo de estudo e pesquisa mais aprofundada , sobre as práticas, tendências e percepções de como uma empresa ou empreendedor já pode nascer um "born global".

O assunto de empreendedorismo internacional, ou internacionalização de empresas, ou simplesmente comércio exterior (esse último tem distinções dos dois primeiros) ainda é fator de pesquisa e em alguns momentos , mesmo com avaliações profundas e pesquisas sobre o tema, temos incoerências, teóricas ou algumas lacunas, ou peças a serem colocadas nesse quebra cabeça de quais são as principais características ou a "receita do bolo" para explicar os cases das "born globais" de sucesso e pode realmente dizer qual é o certo ou errado para que sua empresa já nasça focada em ser internacional.

Mas, o que são as born globais?

Constituem em empresas já orientadas desde o inicio de seu projeto estarem focadas além do mercado nacional , já se orientarem a conceber presença internacional, com um planejamento de um prazo de pelos menos três anos ( prazo esse que aconselhamos em nossas consultorias de internacionalização) , terem pelo menos 25% a 30% do seu volume de negócios no exterior e estar no mínimo em dois continentes, com presença constituída de uma empresa, ou ponto comercial.

Assim, sendo orientadas já desde o inicio a serem preparadas em seus projetos aos desafios de regulação internacional, barreiras técnicas, adaptação de produtos ou serviços, bem como toda a exigência das demandas do público alvo a nível internacional.

O impulsionador das 'born globais" , não é somente o viés tecnológico, em linhas gerais suas propostas de valores, não está , tão somente na sofisticação tecnológica, mas, sim em modelos de negócios disrupitivo , principalmente na capacidade de compreensão dos segmentos específicos do seu negócio, clientela internacional, demandas, oportunidades em escala mundial.

Contudo e mesmo em posição local, essas empresas necessitam de apoio tecnológico, humano e financeiro , para apoiar suas ações globais , para um mundo que cada vez se conecta e está disposto a absorver as reinvenções e novos modelos de negócios aptos a entender essas demandas mundiais , desde o seu nascimento e concepção.

Livro de Michael Rennie, 1993 - Global Competitiveness Born Global.

Assim, essas empresas não seguem processo comum, na inserção do mercado internacional,. ou seja, já se projetam, ao comércio exterior desde o inicio de suas operações.

Assim, essa terminologia, foi usada, para identificar essas empresas consideradas precoces, no seu processo de internacionalização.

Como já dito anteriormente e é muito importante salientar, isso é novo no mundo, e com isso, as pesquisas , não se aprofundaram ao fato e características principais dessas empresas, sugerimos alguns pontos importantes para você ser uma empresa ou empreendedor "born global":


  1. Negócio disrupitivo.

  2. Alto potencial de sair "fora da caixa".

  3. Conhecer nichos de mercado específicos globalmente.

  4. Parcerias estratégicas mundiais.

  5. Alta orientação de seus fundadores a negócios internacionais , ou contratação de profissionais ou consultorias renomadas internacionalmente , com estruturas mundiais, que é o caso da Brazilian Look.

  6. Alta qualidade nas informações de mercado e atento a inovações.

  7. E por fim, o mais importante, coragem de nascer para o mundo, sem ter medo de nada.

  8. Planejamento estratégico , focado em seus preceitos macros e micros para a regionalização de sua empresa a nível internacional.


Espero que tenham gostado de mais esse artigo, se possível, curtam, compartilhem, salvem para ler posteriormente e claro, estou totalmente a disposição em conversar com todos.


Nos sigam em nossas redes sociais, principalmente aqui no Linkedin e Instagram e se inscrevam em nosso mais novo canal do Youtube, onde compartilharemos dicas, curiosidades e entrevistas sobre o mundo de comércio exterior.

Grato.


Douglas de Lima

Chief Executive Officer and Founder da Brazilian Look Consultoria de Negócios Internacionais.

Formado pela Universidade Nove de Julho em Comércio Exterior, Pós Graduado em Internacionalização de Empresas e Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral, Certificação em Marketing Internacional pela ESPM e Export Supply Chain Management at Canadian National Railway, Certificação Ministrada nas cidades de Toronto e Montreal no Canadá, com 22 anos de experiência de Comércio Exterior e Membro de Comitês de Gestão de Negócios Internacionais como o Programa Think Plastic, programa que apoia as exportações da indústria de plástico brasileira patrocinado pela Apex, Palestrante do Sebrae, Fóruns e Congressos de Internacionalização de Empresas, esteve presente em mais de 70 países e realiza negócios em mais de 100.

Desde 2006 a Brazilian Look atua mundialmente com um time de consultores renomados, localizados nos pontos mais estratégicos do globo, realizando consultorias, gestão e internacionalização de empresas, planejamentos estratégicos, estruturação de negócios internacionais, investimentos e comércio exterior, nossas divisões de negócios dedicam-se a importação e exportação de uma série de produtos e serviços, com escritórios próprios no Brasil, Portugal e China conectamos todos os continentes em uma rede focada na internacionalização do ativo mais importante, nossos clientes.


Acesse todos os nossos contatos abaixo e teremos o prazer de fazer uma avaliação de prontidão do seu negócio a nível internacional:

@brazilianlook_

www.brazilianlook.com.br


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page